Técnica de Emprego

1. O que é a competência pessoal.
Nossa abordagem sobre o conceito de competências parte da observação e da experiência de 25 anos de prática com desenvolvimento pessoal e profissional e sua relação com o ambiente de trabalho.
Se por um lado o CHA é de fundamental importância para podermos identificar os componentes pessoais mais adequados para uma Função, só passa a ter algum sentido considera-los em uma perspectiva que considere os resultados que precisam ser alcançados, ou a “ENTREGA”. E como “RESULTADOS”, defendemos a necessidade imperiosa atual de que os resultados pretendidos pelas organizações também contemplem a necessidade de atendimento dos resultados pessoais dos profissionais que colaboram nesta organização.
Não podemos fechar mais os olhos para esta realidade que pouco a pouco se estabelece: os Resultados Organizacionais também devem levar a Resultados de Realização Pessoal.


2. Aprendizagem formal
aprendizagem formal é aquela que acontece na escola, local onde as pessoas vão ou sabem que podem ir com o objectivo específico de aprender e podem ver as suas competências oficialmente reconhecidas e comprovadas através de diplomas e certificados de habilitações.


3. Aprendizagem informal
aprendizagem informal acompanha de uma forma natural a vida das pessoas e acontece nas actividades do dia-a-dia, quando se está em casa, ou na rua, sozinho/a ou acompanhado/a, a jogar um jogo ou a preparar o jantar.

Normalmente, este tipo de actividades não são feitas com uma intenção clara e objectiva de aprendizagem. Por isso, na maioria das vezes, as pessoas também não se dão conta de que estão a desenvolver conhecimentos e aptidões quando estão a realizar as referidas actividades.



4. O que são competências adquiridas
As competências são modalidades estruturais da inteligência, ou ações e operações que utilizamos para estabelecer relação


5. Atitude empreendedora
A atitude empreendedora é um comportamento visionário típico de pessoas que assumem riscos e responsabilidades dentro da empresa. Este profissional é aquele que não consegue ficar parado a espera de uma oportunidade, preferindo criar suas chances e desenvolver melhores habilidades para se destacar no mercado.
O empreendedor é proativo e sempre encontra uma solução para os conflitos. A atitude empreendedora é o que aprimora seu instinto de sobrevivência e permite que você identifique os riscos mesmo onde aparentemente existe paz e harmonia. É a atitude empreendedora que faz com vocês enxerguem oportunidades onde as outras pessoas só conseguem ver problemas.

6. Atitude proativa
A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e acções frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930. 
Grande parte desta teoria foi formada nos campos de concentração nazistas, onde Viktor Frankl perdeu sua esposa, pai, mãe e família, mas decidiu que, mesmo sob as piores circunstâncias, as pessoas podem criar e encontrar um significado para a existência.



7. Quais as competências valorizadas pelos empregadores
No top das 5 competências mais procuradas pelos empregadores estão:
- Responsabilidade 

- Disponibilidade para aprender

- Proatividade e Iniciativa

- Motivação

- Saber trabalhar em equipa

Na perspetiva dos jovens, a investigação destaca três escolhas:
- Responsabilidade

- Motivação

- Proatividade

As grandes diferenças resultaram ser nas competências de Trabalho em equipa e Resiliência, que foram extremamente valorizadas pelas entidades empregadoras, mas pouco consideradas pelos jovens.  


8. O que são competências relacionais
O conceito de Competências Relacionais foi criado por Nielse Maluf e tem como referência os trabalhos de  Goleman e Boyatzis, sobre Inteligência Emocional e do Francês Zarifiam, sobre Competências Sociais e de Eric Berne sobre a Estrutura de Personalidade e Padrões de Relacionamentos.
As mutações e níveis de complexidade crescente no mundo do trabalho, justificam um modelo de competências que vai além do conceito de qualificações. Nasce assim o conceito de Competências Relacionais, que traduzem a inteligência intelectual e emocional nas nossas relações conosco mesmo, com as pessoas, com o contexto e com a vida. Determinam a qualidade dos relacionamentos e seu conseqüente impacto no desempenho.

9. O que são competências criativas
Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola



10. Técnicas de gestão do tempo
Você não pode controlar como o tempo passa. Tudo que lhe resta é se jogar na correnteza e nadar com ela. Por isso, quando se diz que certa pessoa faz uma ótima administração do tempo no trabalho, trata-se, na realidade, de alguém que administra bem seus níveis de energia.


11. Competências de gestão da informação
Caracteriza-se a competência para desenvolvimento do projeto e a competência para gestão das informações geradas durante o processo. Este trabalho, desenvolvido com base na análise de bibliografia específica das áreas de gerenciamento de projeto e gestão de informação, pretende caracterizar estas duas atividades e sua contribuição para qualidade e produtividade do projeto. A partir do conceito de Competência aborda-se a questão da rastreabilidade e eficácia da documentação e as decorrentes responsabilidades para a gerência do projeto e o desenvolvimento do objeto projetado.



12. Competências de tomada de decisão
A tomada de decisão é um tema merecedor de reflexões da sociedade contemporânea, uma vez que as organizações necessitam de decisões mais assertivas. ... Por isso a habilidade de tomar decisões eficazes é uma das competências mais importantes que uma pessoa pode desenvolver.

13. O que é a aprendizagem ao longo da vida
O ser humano aprende ao longo de todo o ciclo de vida, desde o nascimento até à morte, o permite o seu desenvolvimento pessoal, profissional e social. Mas, aprender não é um verbo passivo, já que a aprendizagem significa levar a conhecer, a agir e a compreender. Numa sociedade em constante mudança é essencial que as pessoas desenvolvam continuamente os seus conhecimentos, competências e atitudes, ideia que faz ainda mais sentido no atual contexto de crise económica, que veio trazer novas exigências e desafios a todos. Importa também considerar que a aprendizagem não ocorre apenas nos contextos formais, como a escola ou a universidade.

14. O que é o mercado de trabalho visível
Tudo isto serve para explicar que o mercado de emprego também é tendencial e pode mudar a qualquer momento, mais rapidamente ou lentamente, em várias zonas territoriais ou apenas ... Cada vez mais o recrutamento vai passar pela Internet e todo o seu histórico estará visível para as empresas.

15. O que é o mercado de trabalho encoberto
Mercado de trabalho associa aqueles que oferecem força de trabalho àqueles que a procuram, em um sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transaccionar.
 O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade. Nesse contexto, pode-se incluir as ofertas de trabalho relacionadas às empresas públicas, de economia mista, privadas, pessoas físicas, entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, carreira, condutas e a aptidão dos profissionais que desejam ingressar nestas.

16. Pesquisa de informação para procura de emprego
A taxa de desemprego tem vindo a descer e está em mínimos desde outubro de 2010, mas em julho de 2015 ainda existiam 624,9 mil pessoas sem emprego em Portugal. O problema está longe de ter solução, mas de uma coisa ninguém duvida: naquela que é a luta por encontrar um lugar no mercado de trabalho não vale a pena cruzar os braços.

 Conheça 10 sites que podem ajudá-lo a encontrar a sua próxima função:

Expresso emprego - Além de ofertas para Portugal, também tem ofertas para o estrangeiro, como Angola ou Moçambique, para qualquer tipo. Dá para procurar por localidade, pelos anúncios mais recentes ou especificamente pelos que incidem na área de Tecnologias de Informação.

Sapo Emprego - Pode pesquisar por um anúncio em específico, através de uma palavra-chave ou do código do próprio anúncio. Mas também pode pesquisar emprego por distrito, categoria ou lá fora, em países como França, Alemanha ou Holanda.

Net empregos - É dos maiores portais de emprego e foi criado em 1997. Tem mais de 3,2 milhões de utilizadores registados e mais de 130 mil empresas. E tem mais de 914 mil fãs na página de Facebook.

NETemprego - É o portal de emprego do Centro de Emprego, onde pode pesquisar as últimas ofertas de emprego, apoios disponíveis e formação.

Jobrapido ou Neuvoo- Funcionam como um agregadores de ofertas, porque permitem a pesquisa noutros sites. A pesquisa pode ser feita por distrito ou por categoria.

Bolsa de Emprego Público - Neste site, é possível encontrar todas as ofertas de emprego para a Função Pública. Tem por objetivo permitir maior transparência nos processos de recrutamento e de facilitar os mecanismos de mobilidade. É uma base de informação para casar a oferta com a procura pelos cargos do Estado.

Carga de Trabalhos - É um site especializado em ofertas relacionadas com as áreas da Comunicação e Tecnologias da Informação e Comunicação, permitindo que procure por função específica. Caso se registe na plataforma, também recebe as ofertas por email. Além de empregos, também há anúncios a formações nas áreas.

Coffeepaste - É um portal da comunidade das artes, onde é possível encontrar anúncios para castings, filmagens, concursos para professores ou cursos de formação.

Landing.jobs - É uma empresa de recrutamento no setor tecnológico que se baseia em recomendações, ou seja, quem recomendar alguém para determinada vaga - e essa vaga for a escolhida - recebe um valor como recompensa. É possível encontrar vagas não só em Portugal, mas noutras cidades do mundo, como Londres ou Nova Iorque.


LinkedIn - E não podia faltar o LinkedIn, a rede social que veio revolucionar a forma como as empresas recrutam e como os candidatos se expõem. Funcionando como uma espécie de CV online, onde os amigos/colegas podem identificar as características que mais apreciam no seu trabalho e onde se pode ligar a recrutadores de todo o mundo. 


17. O que é a mobilidade geográfica
Mobilidade geográfica (transferência). O empregador pode, quando o interesse da empresa o exigir, transferir o/a trabalhador/a para outro local de trabalho se essa transferência não implicar prejuízo sério para o/a trabalhador/a.

18. Mercado de trabalho nacional.
Mercado de trabalho associa aqueles que oferecem força de trabalho àqueles que a procuram, em um sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar.



19. Mercado de trabalho comunitário.
O trabalho comunitário, também conhecido como serviço comunitário está definido na lei como “a prestação de serviços gratuitos ao Estado, a outras pessoas coletivas de direito público ou a entidades privadas cujos fins o tribunal considere de interesse para a comunidade”. O que quer então isto dizer?
Significa isto que em algumas situações de penas condenatórias de cidadãos portugueses, é possível “substituir” a pena atribuída (prisão, multa ou outros) por um determinado número de horas de trabalho gratuito a favor da comunidade. Exemplo disto pode ser dar apoio em instituições de solidariedade social, contribuir para uma boa paisagem urbanística, trabalhar num lar de idosos, entre outros.



20. O que é um curriculum vitae
O curriculum vitæ (do latim "trajetória de vida"), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.



21. 5 Sites de anúncios de emprego online
1. Net-empregos
O site número 1 de ofertas de emprego em Portugal é o Net-empregos. Tem mais de 500 novas ofertas de emprego todos os dias e envia diariamente para a caixa de correio eletrónica do candidato as novidades nas áreas do seu interesse.  

2. Sapo Emprego
O Sapo Emprego surge em segundo lugar com dezenas de milhares de ofertas de emprego, em Portugal e no estrangeiro. Tem ainda vários artigos publicados no seu guia de carreira, para ajudar o candidato na procura de emprego.

3. Alerta Emprego
O Alerta Emprego é um site mais recente mas que conta com muitos visitantes. Também disponibiliza um serviço de alertas de ofertas de emprego no e-mail e publica artigos de ajuda na candidatura de emprego.

4. Expresso Emprego
No Expresso Emprego pode pesquisar anúncios de emprego por função e localização. As áreas são distintas, assim como os países: Angola e Moçambique são dois destinos de destaque neste popular site de emprego.

5. Carga de Trabalhos
O site Carga de Trabalhos é também muito visitado e disponibiliza dezenas de novas ofertas todos os dias. O seu foco está nas áreas da Comunicação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).


22. Técnicas de Entrevista de emprego.
A chave para uma entrevista bem-sucedida é a preparação adequada. A maioria dos empregadores faz as mesmas perguntas básicas, assim, prepare as respostas antes da entrevista. 


Sem comentários:

Enviar um comentário